Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
LIMA, Felipe de Brito |
Orientador(a): |
CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso embargado |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38568
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o emprego de duas perspectivas epistemologicamente distintas de obtenção de dados de usuários enquanto subsídios para o design e avaliação de funcionalidades de um artefato digital educacional. O referencial teórico contempla reflexões acerca da natureza do conhecimento e sua justificação epistêmica na perspectiva das técnicas de pesquisa de sujeitos utilizadas em processos de design, e discute ainda a concepção de requisitos funcionais de artefatos educacionais a partir de dados obtidos acerca dos usuários. Os procedimentos metodológicos foram executados no âmbito de um experimento multimétodo de design de funcionalidades de uma aplicação educacional de auxílio à resolução de problemas de Física para estudantes do Ensino Médio, realizado com discentes de uma Escola de Referência da rede pública do estado de Pernambuco. Técnicas de viés epistemológico objetivista e subjetivista de pesquisa de sujeitos foram empregadas em duas frentes de ações distintas visando a obtenção de dados para a composição de dois índices de requisitos funcionais e o desenvolvimento de um protótipo correspondente a cada índice. A abordagem objetivista fez uso de amostragem estatística, análise estruturada de itens lexicais de transcrições de entrevistas, e aplicação de questionário seguida de mapeamento fatorial exploratório dos dados. A frente subjetivista consistiu em imersão etnográfica associada a observações participantes e entrevistas narrativas. O emprego das duas frentes resultou em dados convergentes, distintos com potencial de complementaridade, e também divergentes de caráter contraditório, refletidos nas semelhanças e dissensos entre os índices de requisitos. A avaliação dos artefatos resultantes se deu em blocos de teste separados por um intervalo de 2 meses, contemplando dezoito seções de resolução de problemas por diferentes grupos de estudantes, mediadas pelo uso de cada protótipo e também sem auxílio de nenhum artefato. Por fim, foi realizada uma avaliação pós-uso das percepções dos participantes através de entrevistas episódicas de orientação narrativa e questionários que compuseram uma matriz de dados quantitativa analisada através de estatísticas descritivas. Os testes indicaram desempenhos significativamente superiores nas resoluções mediadas por artefatos em comparação às executadas sem auxílio dos protótipos. Apontaram também para a ausência de diferenças estatisticamente significativas entre os desempenhos obtidos pelos dois artefatos, e para um maior potencial do artefato informado pela perspectiva subjetivista de promover melhorias de desempenho entre os estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem. Os questionários pós-uso revelaram índices de adesão mais elevados por parte da maioria da população às funcionalidades do artefato informado pela perspectiva objetivista. As entrevistas detectaram ênfases discursivas distintas subjacentes aos relatos de uso, legitimando narrativas associadas ao uso das duas aplicações. Os resultados são discutidos na perspectiva da natureza epistêmica de cada abordagem e desvelam facetas e potencialidades do emprego de delineamentos multimétodo em projetos de design de artefatos digitais, considerando particularidades dos produtos educacionais. |