Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
PERRIS, Paulo André da Rocha |
Orientador(a): |
SOUZA, Fernando da Fonseca de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40463
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Resumo: |
No mundo, todos os anos, milhares de pessoas sofrem lesões severas e permanentes causadas por vários tipos de acidentes sofridos. A quadriplegia é uma delas, deixando a pessoa com deficiência sem os movimentos dos membros superiores e inferiores. Sabe-se que acabam sofrendo exclusão na tentativa de realizar suas atividades diárias. Uma dessas atividades é o uso de recursos computacionais, o qual normalmente é considerado como uma atividade básica, tanto para comunicação quanto para educação. Existe uma necessidade permanente de desenvolver e fornecer dispositivos, interfaces utilizáveis e modelos de interação para auxiliar as pessoas com deficiência. A busca de novas tecnologias para uma população afetada por uma deficiência motora significa permitir/ampliar o acesso ao uso do computador. Integrar e qualificar essa população na sociedade, torna-se uma necessidade, especialmente em instituições educacionais, quando se considera a evolução da interação humano-computador por meio de mais de um dispositivo assistivo simples e acessível financeiramente. Diante deste contexto, delimitou-se o objetivo de pesquisa desta tese no desenvolvimento de aparatos computacionais assistivos (hardware e software), denominados Software Assistivo Auxiliar - SAA e Hardware Assistivo Auxiliar - HAA, de baixo custo de desenvolvimento e de característica livre, para promover acessibilidade computacional a pessoas com lesão medular de Grau 1 (tetraplégicos com capacidade de realizar movimentos da cabeça). Na metodologia adotada, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura que apontou uma série de dificuldades, analisadas e classificadas como "necessidades do cliente". Em seguida, o modelo RUP (do inglês Rational Unified Process) foi adaptado para a especificação de requisitos visando o desenvolvimento de ambos, HAA e SAA. Após a realização dos experimentos com o HAA utilizando o FittsStudy, os resultados positivos comprovaram sua eficácia. Nos experimentos envolvendo o SAA em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizou-se uma variável manipulada, com base na metodologia utilizada em Interação Humano-Computador, trazendo resultados que confirmaram a hipótese e responderam às questões de pesquisa desta tese. |