O Bairro do Recife veste sua fantasia : o início da cenografia do Carnaval Multicultural do Recife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: MATA NETO, Diogenes Teixeira da
Orientador(a): PONTUAL, Virgínia Pitta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40180
Resumo: O Carnaval multicultural do Recife emergiu sob os conceitos de descentralização e de diversidade/pluralidade cultural, sendo construído com o objetivo de ser um evento democrático e acessível para todos. O novo formato de carnaval, criado pela prefeitura em 2001, incluiu diferentes estilos musicais ao festejo, que já era composto por uma rica diversidade de manifestações culturais, e levou a festa para toda cidade, através de polos carnavalescos temáticos locados em diferentes pontos do Recife. Estabeleceu-se assim uma festa carnavalesca marcada pela coexistência da tradição e do novo e pela multiplicidade de ritmos, públicos e espaços. Nesse contexto, a cenografia urbana se instaurou como um elemento visual agregador para o enaltecimento da cultural local, ultrapassando o caráter decorativo, e se efetivou como uma intervenção urbana temporária fomentadora de novas possibilidades e experiências espaciais, na possível incumbência de conduzir o folião a degustar o espaço, antes costumeiro, como um lugar de festas e fantasias. Ao mesmo tempo, a cenografia urbana se apresentou com um recurso que acentuou o rompimento de um formato de carnaval comum às gestões anteriores. Partindo dessa compreensão, a partir de uma visão de pesquisa qualitativa e interdisciplinar, a pesquisa guiou-se por uma visão cultural, atingindo o campo do design artístico. O estudo em questão buscou compreender como essa cenografia urbana e suas estruturas efêmeras foram concebidas pelo escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira, juntamente com a designer Joana Lira, nos primeiros anos do Carnaval Multicultural, de 2001 a 2003, enquanto instrumento de ressignificação do evento e do Bairro do Recife. Definido como o lugar empírico, o sítio histórico do bairro acolhe os principais polos carnavalescos, atraindo o maior número de brincantes e, por consequência, recebe os maiores investimentos atribuídos pela prefeitura. Logo, as intervenções cenográficas mais impactantes da cidade são incorporadas aos seus espaços. Além dos textos definidores de conceitos e categorias, a análise aqui proposta utiliza como principal base os registros iconográficos: proposta da marca, projetos das cenografias e fotografias dos processos e dos resultados finais.