Panorama tipográfico dos letreiramentos populares: um estudo de caso na cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: FINIZOLA, Maria de Fátima Waechter
Orientador(a): COUTINHO, Solange Galvão
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3222
Resumo: A diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos nos proporciona uma série de experiências visuais e informacionais. Nesse universo, encontramos o trabalho manual dos letristas populares, que resiste ao tempo, apesar das intensas inovações tecnológicas na área da comunicação visual, e torna-se um valioso objeto de estudo como forma de expressão da cultura material de um povo, assim como parte da história do design brasileiro antes mesmo da oficialização da profissão. Desta forma, esta dissertação procura registrar, sob o ponto de vista tipográfico, a diversidade do trabalho dos letristas populares de Pernambuco, assim como investigar as origens das influências estéticas utilizadas pelos mesmos a fim de compreender melhor o imaginário popular aproximando-o da prática profissional do design. Para isso, traçamos um panorama tipográfico do letreiramento popular na cidade do Recife, a partir de uma metodologia de pesquisa de natureza exploratória que se desenvolveu em duas etapas: a primeira compreendeu a investigação dos artefatos produzidos pelos letristas - os letreiramentos populares; e a segunda englobou a investigação junto aos seus originadores - os letristas populares. Ao final da pesquisa concluímos que é possível identificarmos alguns padrões recorrentes nos letreiramentos populares, através da construção de uma classificação tipológica que procurou sistematizar a produção desses artefatos de acordo com três aspectos: autoria, forma de representação visual da linguagem verbal e atributos formais. Como resultado, apresentamos nove categorias de letreiramentos oriundas da análise e observação de oitenta artefatos coletados a partir da pesquisa de campo em quatro roteiros do Recife, que abrangeram diferentes zonas da cidade