Gamificação no ensino da Filosofia : o jogo de RPG eletrônico como ferramenta para o ensino da Filosofia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: SANTOS, Danubio José Monteiro dos
Orientador(a): RAMOS, Sérgio Ricardo Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Filosofia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47805
Resumo: Esta pesquisa faz parte da linha de pesquisa Ensino de filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O presente trabalho baseia-se na obra “Homo Ludens” do historiador e filósofo holandês Johan Huizinga, assim como na sua concepção do jogo como uma atividade formadora do ser humano em suas diversas dimensões, entre elas, a dimensão lúdica – fundamental para o processo de ensino e aprendizagem –, conceito que demonstra a presença do jogo na cultura humana. É neste ponto que idealizamos e desenvolvemos um jogo que busca a aliança entre linguagem filosófica, tecnologia, internet e aprendizado em benefício do ensino da Filosofia em vistas a contribuir para a democratização, dinamização, modernização e informatização. O diálogo com a história (literal) de cada filósofo, bem como os termos e temas usados (aporia, apeíron, arché, mésotês, eudaimonia, logos, aretê, átomo etc.) promovem uma rica ligação entre o jogo, o jogador e o conhecimento propedêutico de conceitos que fazem parte do universo do vocabulário filosófico. Dessa forma, emergiu o projeto As Aventuras de Áris: os sábios da natureza, projeto com objetivo de dar uma contribuição ao ensino de filosofia através da inserção do mundo digital em sala de aula, que aparece, nos últimos anos, como preocupação de professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Neste sentido, o projeto consiste em um jogo de ação e aventura (Adventure/Câmera de rolagem) com elementos de RPG que colocam o jogador em uma série de missões e atividades, através de uma realidade paralela com o intuito de descobrir e resgatar alguns filósofos da natureza (Pré-Socráticos) e impedir que um vilão destrua o conhecimento e escravize a humanidade. No enredo, transformamos Platão, Aristóteles e Hipátia em heróis que precisam solucionar mistérios e resgatar os sábios filósofos da natureza. Também utilizamos aplicação de questionários em turmas de ensino médio para testar e analisar a potencialidade do projeto como ferramenta pedagógica em sala de aula; seu aproveitamento dos alunos do Colégio de Aplicação e, com isso, produzir material apontando possíveis aquisições de conteúdo filosófico por parte dos alunos a partir do contato com o jogo. O mestrado profissional de filosofia na UFPE tem proporcionado a possibilidade de uma formação continuada e pensar filosoficamente sobre questões acerca do espaço da escola que ainda conserva moldes tradicionais e apresenta resistências à chegada do novo e desta nova geração Z, imersa ao mundo digital e à cultura virtual. Em síntese, esta pesquisa pretende ser uma contribuição para as discussões filosóficas acerca do ensino e aprendizagem de filosofia e uso de TICs no ensino médio e uma inspiração para professores e futuros professores.