Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
DIAS, Pâmela Karolina |
Orientador(a): |
SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42668
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Resumo: |
Observou-se, a partir da imersão na literatura sobre práticas organizativas em organizações das culturas populares, a existência de uma lacuna de pesquisa teórico-empírica a respeito da relação teórica entre a lente das práticas organizativas e a ferramenta analítica da interseccionalidade e empírica no que se refere à organização ao fenômeno investigado com o Slam Caruaru. Assim, esta pesquisa teve como inquietação, entender como as práticas organizativas do Slam Caruaru poderiam ser compreendidas a partir de uma análise interseccional. Para esse entendimento, definiram-se como categorias de análise teóricas: o conceito de práticas organizativa, observado principalmente em Theodore Schatzki; o entendimento construcionista da interseccionalidade, bem como, a relação entre poder e intencionalidade. Como meio/caminho/metodologia para operacionalizar a pesquisa e acessar o campo, foram mobilizadas as técnicas da observação participante, entrevista em profundidade, com nove praticantes, e análise documental visual e textual. A análise das informações aconteceu/foi realizada por meio da análise de narrativas tratada por Barbara Czarniawska (2004), que se baseia na explicação, explanação e exploração. Alicerçados nestes estudos, os achados da pesquisa resultam na identificação e análise de quatro práticas organizativas do Slam Caruaru. São elas: prática de escrita de poesias marginais, prática de apresentação/performance; prática de avaliação na competição e prática de elaboração de projetos culturais. Constatou-se que as interseccionalidades dos praticantes se revelam nas práticas organizativas, mais precisamente, na prática de escrita de poesias marginais, onde é possível visualizar os lugares de fala, as intersecções e suas subjetividades. Conclui-se como contribuições da pesquisa: o fortalecimento da relação teórica mobilizada, e o fato de se ter dissipado a lacuna de pesquisa identificada sobre organizações culturais. |