CEPA : um rosto e processos próprios de tradução da educação popular em Caruaru - PE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: TABOSA, Clemilton Fernando Barbosa
Orientador(a): SILVA, Everaldo Fernandes da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39973
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender os princípios e as formas de tradução da Educação Popular latente nas práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). O cenário, pois, é uma organização social surgida da iniciativa de lideranças da Vila Padre Inácio, periferia de Caruaru-PE-Brasil, sob animação de um grupo de religiosas consagradas da Congregação das Irmãzinhas da Assunção. Buscamos nos referenciais teóricos dos Movimentos Sociais, da Educação Popular e da Pedagogia Popular Latino-americana, em diálogo com a Espiritualidade da Congregação das Irmãzinhas da Assunção, legada por seus/suas fundadores/as ao CEPA, apoios para compreender as traduções da Educação Popular nas práticas socioeducativas da organização social pesquisada. Os/as principais expoentes e subsidiários/as desses referenciais teóricos dialogaram, resultando na produção de um conhecimento que permitiu uma aproximação compreensiva da realidade investigada. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) foram os/as principais interlocutores/as, auxiliados por Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo R. Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), entre outros/as. A metodologia qualitativa foi empregada a partir do método do Caso Alargado, utilizado inicialmente por Boaventura de Sousa Santos (1983) e melhor explicitado por Allene Lage (2009, 2013), tendo sido adotado como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise de documentos, enquanto que para a análise e organização dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na ótica de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos, isto é, uma Educação contextualizada, a Formação político-cidadã, a Gestão democrática participativa e o Protagonismo Feminino atestam tanto a convergência das práticas educativas realizadas pelo CEPA a partir dos princípios da educação popular freireana e da espiritualidade dos/as fundadores/as da Congregação, bem como a forma que o CEPA contextualmente traduziu a Educação Popular no chão agrestino de Pernambuco.