Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2004 |
Autor(a) principal: |
Maria de Santana Silva, Judite |
Orientador(a): |
Lucia Ramalho de Farias, Sonia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7961
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Resumo: |
Empreendemos, neste texto, um estudo convergente entre a Literatura e a Música Popular Brasileira num caráter intersemiótico e Pedagógico. Partindo de poetas e filósofos gregos, músicos e teóricos da Crítica Literária, pedagogos e pesquisadores contemporâneos, chegando a desembocar na MPB, como uma etapa das manifestações do Modernismo Brasileiro e, que pode ser vista ainda hoje como uma continuação da semana de 22: uma ruptura da cultura brasileira, uma ponte para não perder de vista nosso percurso literário. O texto perpassa a antiga e fecunda relação entre música e literatura, para nos inscrever no contexto dos discursos sobre o lugar que ocupa hoje a MPB no discurso literário. A Música Popular Brasileira , com recorte para o Tropicalismo, e destaque para Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de valorizar o Som universal , busca associar a produção dos baianos à Poesia Concreta e situar esses movimentos no hall das legítimas vanguardas brasileiras . A pesquisa nos proporcionou uma visitação ao campo da Literatura e da Intersemiose. Nesta, apontando a importância da dialética música-literatura, essa relação entre os códigos que se imbricam imantados na letra das canções; naquela, os elementos caracterizadores que fizeram das canções de Caetano e Gil verdadeira manifestação de Vanguarda Poética. Ao utilizar a Música Popular Brasileira como agente facilitador do processo de ensino da leitura literária, tomamos as canções desses compositores-poetas, como uma porta de entrada para a poesia; esse novo espaço de leitura da Poesia Concreta |