Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Paros, Felipe Martins [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/234625
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Resumo: |
A presente pesquisa busca refletir sobre a aparente ausência de mulheres poetas, tanto no rol de referências fundamentais - o chamado paideuma - do extinto Grupo Noigandres, quanto da primeira hora do Movimento da Poesia Concreta no Brasil, durante os últimos anos da década de 1950. Optou-se por uma abordagem ensaística no diálogo com as referências teóricas e os dados produzidos majoritariamente através de pesquisa bibliográfica, em consonância com a História Social da Arte e da Literatura. A análise está apresentada em duas partes: a primeira é uma reflexão sobre as possíveis razões para a não inclusão da autora modernista estadunidense Gertrude Stein no paideuma de Noigandres, a partir de ensaios e textos teóricos publicados por Augusto de Campos e Décio Pignatari durante os anos 50 e 60, além de obras publicadas durante os anos 70 e 80 e outras mais recentes; a segunda parte inclui um retrospecto da experiência social e cultural das mulheres no Brasil na luta por direitos fundamentais, entre eles o de escrever e publicar livremente. Buscou-se relacioná-lo com a trajetória da poesia concreta brasileira, no intuito de encontrar possíveis condicionantes históricos e socioculturais que podem tê-las afastado, tanto da prática daquela poética no fim dos anos 50, quanto dos debates públicos que se deram após o seu lançamento. Para tanto, foi acionado um rol de referências teóricas provenientes tanto da História e Crítica Literária, quanto da História Social da Arte, da Literatura e das Mulheres no Brasil, além da Sociologia da Cultura e dos Estudos de Gênero. Uma das hipóteses levantadas é a de que, por suas características particulares, a poesia concreta brasileira do fim dos anos 50 se chocava, no que concerne aos conceitos de gênero do período, com as expectativas sociais para a escrita das mulheres. Já no que concerne à Gertrude Stein, se superficialmente seu experimentalismo parece antecipar certos procedimentos adotados pelo Grupo Noigandres na composição de seus poemas, uma visada mais atenta nos mostrará que, na verdade, a mesma estava muito longe das ideias defendidas por aquele coletivo em seus primeiros manifestos públicos. Certos conceitos-chave da poesia concreta brasileira, tais como o ideograma, teriam sido rejeitados por ela. |