Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
CUNHA, Aura Celeste Santana |
Orientador(a): |
DANTAS, Ney Brito |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39368
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Resumo: |
O uso crescente do ambiente digital e de suas aplicações no cotidiano afetam nossa percepção das graduais e profundas transformações sociais e culturais vividas por uma sociedade na qual a tecnologia torna-se pedra angular nas formas de interação social bem como nos processos de ideação, representação e fabricação de artefatos. A confluência entre paradigma positivista e fenomenológico nos estudos sobre raciocínio visual na representação em design pode ser observada pela perspectiva da ciência cognitiva onde subjetividade é inserida em categorias objetivas que definem as ações cognitivas de designers e arquitetos durante o estudo sobre a função do desenho no processo de design. Devido à pouca informação sistematizada de pesquisas de campo que apresentem a relação entre a tríade design, cognição e tecnologia a pesquisa apresenta como objetivo principal um estudo exploratório sobre a relação entre experiência material e as ações cognitivas associadas ao raciocínio visual em design durante o processo de design nos laboratórios acadêmicos de fabricação digital PRONTO 3D nas cidades de Florianópolis, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina, Brasil. Pelas evidências apresentadas na pesquisa verificamos que a modelagem computacional associada à fabricação é orientada à solução do problema e atua, principalmente, com as restrições percebidas em ambiente digital na categoria de ação definida como conceitual, na qual o sujeito recupera conhecimentos sobre a representação em ambiente digital e avalia o artefato antes de ser fabricado. O estudo de caso sobre o laboratório Pronto 3D ressaltou a importância desses ambientes para a disseminação da tecnologia para produção pessoal e a necessidade em ampliar estudos sobre a produção material podendo se tornar verdadeiros centros para pesquisa sobre inovação em uma relação colaborativa subsidiada por métodos que auxiliem no desenvolvimento de sistemas baseados em criatividade computacional e que ampliem estudos sobre a inserção da tecnologia para uma pedagogia centrada em design. |