Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: TAVARES, Liliana Barros
Orientador(a): CRUZ, Nina Velasco e
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33730
Resumo: Neste estudo, propomos que a audiodescrição, tecnologia assistiva voltada sobretudo para as pessoas com deficiência visual, seja considerada como mais uma camada sonora da trilha de áudio de um filme, demandando atenção técnica e estética, e também que os profissionais da audiodescrição trabalhem, desde o início, em parceria com a equipe de criação da obra cinematográfica. Desta investigação, que abrange principalmente dois campos teóricos distintos, o dos estudos do som no cinema e o da tradução audiovisual, particularmente no que tange à audiodescrição, resultou um experimento prático, no qual a pista da audiodescrição foi inserida na trilha sonora do filme de curta-metragem AutoFalo, de Caio Dornelas, ainda durante o processo de seu desenho do som. Como um dos resultados dessa experiência, surgiu uma inovadora interferência sonora, de cunho poético, na faixa da narração da audiodescrição, além da proposição da oferta de três produtos diferentes para a entrega desse recurso assistivo. Dois deles, para serem utilizados na sala de cinema; e um, que prioriza o filme apenas como áudio. Nesta pesquisa, também nos baseamos intensamente em nossas vivências, como audiodescritora e como produtora de acessibilidade comunicacional, amplamente envolvida com o cinema, mantendo constante diálogo com pessoas com deficiência visual na realização de diversos eventos voltados para a temática da audiodescrição. Os aspectos políticos relativos à questão da inclusão no cinema brasileiro, confrontados com os interesses mercadológicos do setor do audiovisual, encontram-se subjacentes a todo este estudo.