Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
CZAPLA, Thainá Morgana |
Orientador(a): |
ANDRADE, Fábio Cavalcante de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32014
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Resumo: |
A poesia de João Cabral é comumente considerada objetiva, construída a partir de um fazer poético fundamentalmente racional, que rejeita o tom confessional, o excesso de sentimentalismo. Parte predominante da crítica literária sustentou esse perfil racional de Cabral revelando, em sua poesia, a presença de antilirismo, de rigor, a preferência por palavras concretas. O objetivo principal desta dissertação consiste em desfazer esse perfil do poeta racional e realista, investigando a poesia cabralina através de suas imagens materiais. Para isso, o fundamento teórico principal desse trabalho será a fenomenologia da imaginação criadora e material, desenvolvida por Gaston Bachelard. Num primeiro momento, abordaremos a imagem da pedra em sua novidade e variações, demonstrando principalmente que sua solidez não representa um projeto racional de composição poética. Também serão abordadas as imagens líquidas e aéreas, procurando indicar a manifestação da esfera subjetiva e afetiva de João Cabral. Explicitaremos a problemática do fazer poético cabralino, indicando a solução num “fazer contra”. Por fim, a presente pesquisa demonstrará que o que mobiliza a poética é justamente um sentimento negativo que deseja e procura “outra coisa”: o poeta imagina outro real, um real mais real, um “real real”. |