Engenharia reversa como ferramenta de suporte à especificação de jogos digitais de baixa e média complexidade.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Bruno Santana de
Orientador(a): NEVES, André M.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222
Resumo: A presente tese trabalha a hipótese de que a Engenharia Reversa pode suprir a carência de ferramenta que ajude os designers a especificar os games - principalmente as variáveis que formam a mecânica de jogo. A pesquisa entende e considera jogos digitais um produto industrial e, quando abstraído em alto nível, segue os mesmos passos de projeto de outros produtos do design. Tendo isso em conta, a pesquisa desenvolvida usa como base o método Design Thinking Canvas (DTC) desenvolvido no GRDLab da UFPE como alicerce para trabalhar a hipótese. Constata-se que há uma carência de ferramentas que suportem a especificação dos jogos. A pesquisa propõe o uso da Engenharia Reversa através de um modelo de uso proposto, como meio de solucionar essa carência. Em seguida o modelo proposto é colocado em uso em um experimento empírico com duas avaliações: uma pelos alunos do curso de design que utilizaram o modelo - avaliando a utilidade do modelo; e, na segunda, professores e profissionais da área de games avaliam o impacto do uso do modelo na especificação das variáveis nos trabalhos dos alunos. Em ambas, os resultados demonstram um impacto positivo no uso da ferramenta, indicando que o uso da ER no processo de game design contribui para a melhoria qualitativa das especificações dos jogos.