Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
LIMA, Thiago Pimentel Barbosa |
Orientador(a): |
JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35716
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Resumo: |
Ao longo dos anos, a crítica musical consolidou sua significância diante dos apreciadores de música enquanto, paralelamente, tornou-se mais um dispositivo de fomento, reflexão e divulgação desta modalidade artística. No entanto, o advento da internet vem estabelecendo novos paradigmas tanto para o consumo quanto para a escuta da música. Com isto em mente, parto da premissa que o ofício (e compreensão) da crítica também foi afetada - principalmente no jornalismo segmentado, como o do heavy metal. Utilizando a noção de Performance de Gosto como principal aporte teórico, este trabalho é uma investigação sobre o panorama atual, as maneiras de fazer e a função da crítica musical no metal, em compreensão ampla, numa época em que a internet (e plataformas como o YouTube) reconfiguram sentidos, gostos e trazem novas mediações em pauta. Com perspectiva voltada ao heavy metal, analisei publicações online, ou seja, resenhas escritas em sites especializados, críticas no YouTube e os reactions – atividade que encaro, nesta pesquisa, como um desdobramento recente desta modalidade através do contexto de uma “nova escuta” e participação ampla do público. |