Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
ALMEIDA, Maria Luciana de |
Orientador(a): |
WANDERLEY, Lilian Soares Outtes |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Administracao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29974
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Resumo: |
A motivação para realização deste estudo emergiu a partir da seguinte questão: sendo as práticas que conduzem seus praticantes em direção a sustentabilidade, como estas se estabelecem, são continuadas e conquistam adeptos que as promulgam? Para tanto, o objetivo geral foi compreender como sustentabilidade enquanto práticas podem ser estabelecer, serem continuadas e conquistar adeptos em um contexto pautado pela ideia de sustentabilidade. O campo empírico estudado foi o festival Bons Sons, visto que este festival é conhecido por lançar mão de princípios de sustentabilidade. Como subsídios teóricos foram utilizados estudos relacionados aos campos da sustentabilidade e das teorias da prática, os quais consubstanciaram a discussão da sustentabilidade enquanto prática social. Em relação aos aspectos metodológicos optou-se pela etnometodologia, a qual busca entender como os atores percebem, interpretam e significam o mundo, bem como, como as regras formais atuam governando as interações entre estes. O Corpus foi constituído por informações obtidas diretamente: observações, conversas informais e entrevistas e por informações obtidas por terceiros: reportagens e publicações e fotos e vídeos. Os dados advindos foram analisados de forma exploratória interpretativa e resultaram em práticas sociais, categorizadas em: a) ambientais: institucionalização do uso de canecas reutilizáveis, redução do uso de água, separação de resíduos sólidos e reciclagem, reutilização de materiais, conscientização; b) econômicas: desvinculação das grandes marcas comerciais, valorização e difusão do local, associativismo, criação da marca, alternativa a desertificação; e c) sociais: sentido de liberdade, exploração dos sentidos das crianças, espírito comunitário, vivência singular, envelhecimento ativo. O cenário de formações práticas no Bons Sons evidencia muitas práticas continuadas, algumas em formação e uma em descontinuidade. Este cenário nos mostra que o festival tem uma base consistente em termos de práticas voltadas a sustentabilidade. A partir deste estudo pode se concluir que a discussão a respeito de sustentabilidade na sociedade envolve o debate sobre identidades locais e cotidiano. O presente estudo abordou sustentabilidade enquanto prática. Se inicialmente parecia uma utopia, as evidências aqui discutidas trazem materialidade ao que acontece em Cem Soldos/Portugal, no festival Bons Sons. |