Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Silva, Josebede Angélica Guilherme da |
Orientador(a): |
Ferreira, Ermelinda Maria Araújo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11615
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Resumo: |
Essa dissertação tem por objetivo tecer uma análise sobre a temática da melancolia na obra de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916). O corpus constitutivo para esta é composto pelas seguintes obras: Poesia: Estrume, Simplesmente (Primeiros Poemas); Escavação, Quase, Como eu não Possuo, A queda (Dispersão); Abrigo (Indícios de Oiro); Aqueloutro, Manucure (Últimos Poemas); Prosa: Ladislau Ventura (1908); Página dum Suicida (1909); Loucura, (1912); A Confissão de Lúcio (1914). Tendo constatado a escassez dos estudos acerca da obra do autor português, nos propomos aqui a realizar um estudo de caráter mais amplo, trazendo ao nosso trabalho algumas contribuições já realizadas e ofertar também a nossa contribuição. Para essa análise, priorizamos a temática da melancolia como elemento catalisador da obra ficcional de Sá-Carneiro, visto que tanto sua poesia quanto sua prosa são coabitadas pela não neutralidade desse produto que marca a história da literatura desde o seu nascedouro. A influência da melancolia sobre a escrita de Mário de Sá-Carneiro é decisivamente um ente que atravessou as fronteiras da realidade até pousar em sua ficção, visto que toda a obra do escritor é perpetuamente ladeada pelos reflexos de sua vida. Nesse sentido, o estudo de suas obras aqui se fundamentou na indestrinçável experiência entre o vivido e o narrado. Reflexões e ensaios de Cleonice Berardinelli, Antonio Quadros, Fernando Cabral Martins, Maria Aliete Galhoz, Fernando Paixão, por exemplo, foram importantes para que pudéssemos compreender como a literatura de Sá-Carneiro é o deságue da sua própria vida, bem como para a compreensão da melancolia foram tomados os estudos de Julia Kristeva, Jackie Pigeaud e Maria Augusta Babo. A análise da melancolia na literatura sá-carneiriana põe o objeto (a obra) como um produto de sua matéria prima (a melancolia) sendo esta responsável pela escrita pessimista, narcisista, grotesca e suicida que entrecorta simultaneamente em Sá-Carneiro o desconcertante teatro que foi tanto sua realidade quanto sua ficção. |