Paisagens da cidade: os olhares sobre o recife dos anos 1920

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: de Souza Leão Vieira, Daniel
Orientador(a): Paulo de Morais Rezende, Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7757
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto de estudo a construção dos olhares sobre a cidade do Recife nos anos 1920. Propus trabalhar a questão da paisagem de uma forma interdisciplinar, concebendo-a como olhar; e, levando em conta tanto abordagens espaciais quanto imagéticas, apreender a relação entre a percepção do ambiente urbano e a elaboração de representações de cidade, (re)produzidas nos órgãos de imprensa, pelos sujeitos de então. Desta reflexão, trilhei dois caminhos. No primeiro, notei que as invenções modernas permitiram a emergência de uma percepção cinética do ambiente, que, no entanto, não era associada ao termo paisagem , que parecia ainda coincidir com a noção de criação artística, em meio a uma relação de êxtase com a natureza. No entanto, procurei apreender em que medida esse repertório migrou para o campo perceptual. No segundo, trabalhei com a expansão urbana, possibilitada pelo automóvel, e alicerçada em práticas elitistas de segregação espacial. Essa construção dos espaços urbanos na cidade foi relacionada às discussões que os intelectuais fizeram acerca da paisagem. Houve um embate entre um imaginário modernizante, portador de um discurso do progresso; e um outro, tradicionalizante, que defendia a cor local para a preservação do que se supunha ser a identidade do Recife. A modernidade possibilitou, com suas epifanias, que as mudanças urbanas fossem levadas a cabo na medida mesma em que se imbricavam na construção de novas imagens da cidade