Configuração do modo realista de composição ficcional em herói derradeiro, de Joaquim Paço D’Arcos: imperialismo português em África

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Wanessa Virgínia Rossiter
Orientador(a): BEZERRA, Antony Cardoso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13363
Resumo: Com o objetivo de verificar como o autor português, Joaquim Paço d’Arcos, em Herói Derradeiro (1934), representou o contexto do Imperialismo Português na África, parte-se de uma investigação quanto ao momento histórico, a análise de outras obras que fazem uso do tema imperialista e a compreensão sobre conceito de realismo no discurso ficcional do autor. O estudo visa, portanto, realizar uma leitura da sequência narrativa do romance, focando os aspectos que dizem respeito à configurações do imperialismo segundo o autor português e, assim, averiguar como o imperialismo português se manifesta dentro do romance analisado. Aos olhos de Lukács (2000), a captura da realidade se dá quando o humano participa dos conflitos sociais, sendo a “arte maior como aquela que captura artisticamente a realidade”. Considerando-se essa premissa, recorre-se à fortuna desse e de outros teóricos de diversas extrações para, na narrativa, observar-se a construção ficcional – via modo realista – e a conjuntura histórica elaborada no romance (tudo isso em relação, ainda mais, à dimensão autoral).