Concept backlog: mecanismo para automatizar a integração entre a concepção e a produção de jogos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Sette, João Paulo Fechine
Orientador(a): Meira, Silvio Romero de Lemos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2727
Resumo: No universo do entretenimento, os jogos digitais movimentam milhares de dólares todos os anos e, de fato, consistem num mercado promissor. No entanto, essa realidade no Brasil é bem diferente, tendo o país a parcela de 0,16% da renda mundial. Esta baixa representação do Brasil, no cenário mundial, indica que neste segmento, o país é pouco desenvolvido. Por outro lado, estatísticas recentes apontam o Brasil como mercado emergente, caracterizado pela população jovem e numerosa, pela estabilidade econômica e pela ascensão da classe média. Diante dessas evidências, para se ajustar ao difícil cenário instalado com pirataria, pouco incentivo e altas cargas tributárias e, galgando as possibilidades do mercado local, empresas focam-se no desenvolvimento de jogos de menor complexidade de produção. O presente estudo se desenvolve com base em duas considerações fundamentais: a primeira, assume que o processo de desenvolvimento de jogos digitais é composto por três fases distintas, sendo elas: briefing, concepção e produção; e a segunda, que entre as fases de concepção e produção há um universo pouco compreendido, que pode impactar no resultado do processo de desenvolvimento de jogos digitais, influenciando diretamente no percentual pouco representativo do Brasil. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi responder como automatizar a integração entre as fases de concepção e produção de jogos; nesse norte, elencou-se e reestruturou-se as informações geradas na fase de concepção, propondo um mecanismo para melhor integrá-la com a fase de produção. Este mecanismo foi intitulado Concept Backlog e proporciona a importação das informações de conceito de jogo, em um software de desenvolvimento ágil, criando um fluxo estruturado entre a concepção e a produção. Por fim, a pesquisa almejou contribuir para o processo de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil, tomando como escopo o arranjo produtivo local de Pernambuco