Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
OLIVEIRA, Higor Barbosa de |
Orientador(a): |
ARAÚJO, Cristiano Coêlho de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40111
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Resumo: |
Challenge Based learning (CBL) é uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno que tem como objetivo prepará-lo para aprender fazendo perguntas relevantes, e propondo soluções para desafios do mundo real. A abordagem CBL já vem sendo utilizada em diversos ambientes de ensino, e particularmente sendo adaptada para a formação de desenvolvedores de software. Neste contexto, a abordagem CBL está sendo aplicada em um programa de ensino para formação de desenvolvedores de artefatos digitais como soluções para os desafios do mundo real, através de problemas identificados pelos próprios alunos. Este programa envolve alunos de graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contudo, no contexto de CBL em geral e no caso específico do programa de formação de desenvolvedores da UFPE, a gestão do aprendizado dos alunos raramente é abordada. Em particular, é possível observar de forma subjetiva que o acompanhamento do aprendizado é uma dificuldade enfrentada pelos alunos de graduação participantes do programa. Em paralelo, o ensino de metodologias e princípios ágeis vêm se tornando uma prática crescente na educação de cursos de engenharia de software por todo o mundo. Estas metodologias ágeis são efetivas para a gestão de projetos onde agilidade e mudanças são uma realidade. Muitos educadores têm adotado diferentes maneiras de aplicar práticas ágeis durante seus cursos por meios de jogos, oficinas e projetos. Entretanto, essas adaptações ainda são voltadas para a gestão de projetos. Para apoiar a gestão do aprendizado no contexto do programa, este trabalho propõe um método de gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum para apoiar alunos em um ciclo de aprendizado CBL. Em conjunto com o método proposto foi realizado um estudo de caso envolvendo alunos de diversos cursos de graduação participantes de um programa de ensino cuja sua abordagem de aprendizagem é CBL. O estudo abrangeu dados coletados através de questionários, entrevistas, observações e registro de dados como fonte para análise. A utilização do método apresentou resultados significativos no aprendizado, na gestão dos Objetivos de Aprendizado (OAs) e na aceitação de seu uso pelos participantes. Além disso, o estudo traz um conjunto de oportunidades de melhorias para o método e hipóteses para trabalhos futuros. |