Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
SOUZA, Luciano Borges de |
Orientador(a): |
SANDRONI, Carlos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Antropologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33260
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é entender as modificações e adequações internas e externas constatadas nas práticas de oleiros e de mamulengueiros pernambucanos, sendo as práticas do atual guardião do maracatu Leão Coroado detentora de um maior destaque, por ser este último eleito como patrimônio vivo sem a necessidade de concurso. O fio condutor principal da análise gira em torno da mudança do conceito de patrimônio ao longo da história e de como esta mudança propiciou que não só objetos, mas também pessoas sejam patrimonializadas. As modificações estudadas se ativeram ao período de quando a pessoa e ou grupo torna-se patrimônio vivo. O Leão torna-se Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2002, sendo eleito por aclamação, ou seja, sem a necessidade de submeter-se ao concurso em si, caso de todos os escolhidos posteriormente ao ano de 2002. Política pública de vanguarda, a LPV desde a sua criação tenta, por meio do registro de pessoas e grupos, corresponder às expectativas globais, notadamente da UNESCO, de assegurar a manutenção de saberes, práticas, e, sobretudo, na passagem de conhecimentos tradicionais, atendendo assim, aos anseios do que a própria LPV preconiza. O método adotado foi a etnografia clássica realizada na sede do Leão e com outros envolvidos no processo de escolha dos patrimônios vivos pernambucanos. |