Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de |
Orientador(a): |
NEVES, André Menezes Marques das |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189
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Resumo: |
A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final. |