Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
GONÇALVES, Suzana Maria Dias |
Orientador(a): |
CARREIRO, Rodrigo Octávio D´Azevedo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13145
|
Resumo: |
O presente trabalho objetivou mostrar que a nova formação cultural brasileira, nomeada de Nova MPB, pode ser entendida como uma categoria cultural que se encontra localizada no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero. Para além da dicotomia produção e consumo, a compreensão da Nova MPB enquanto gênero midiático só é possível se levarmos em consideração a forma como os atores sociais se relacionam em sociedade, a partir do qual se pode pensar a dinâmica que move essas relações com negociações e disputas que ocorrem na articulação entre meios de comunicação, os atores sociais, o espaço e os gêneros midiáticos. Dessa forma, a Nova MPB é entendida como uma categoria cultural, localizada no centro desse mapa, um lugar de enfrentamento entre as lógicas de produção e competências de recepção (produção independente e consumo de nicho), bem como a articulação entre as matrizes culturais e os formatos industriais (modelo tradicional de produção e novas estratégias de consumo). Com isso, ao propor a Nova MPB como categoria cultural no centro desse mapa é possível compreender uma visão global do processo comunicativo a partir das relações entre comunicação, cultura e política das quais a nova formação cultural emerge enquanto gênero midiático e compreender as transformações ocorridas na formação da música popular brasileira ao longo das últimas décadas. |