Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
BARBOSA, Erivelton Nunes |
Orientador(a): |
COUTO, Ana Carolina Nunes do |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47953
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Resumo: |
Esse estudo de caso teve como objetivo conhecer o processo de construção da expertise de um professor de violino considerado expert pelos seus pares e a sua relação com a formação de professores de instrumento. Os objetivos específicos foram: mapear os conhecimentos do professor entrevistado e analisar e discutir a hierarquia existente entre esses conhecimentos e habilidades no exercício profissional docente. Para alcançar tais objetivos, trago como referencial teórico Kotzee (2014), que parte do modelo tridimensional de conhecimento de Collins (2013) e o expande propondo um outro modelo adaptado, onde existe uma diferenciação das expertises de cada profissão, representadas por eixos que indicam o grau de esoterismo, de taciticidade e de sociabilidade da profissão. Os estudos sobre os saberes docentes também fazem parte do referencial teórico dessa pesquisa e nele veremos as perspectivas de seus principais teóricos: Tardif (2010) e Gauther et al (2013), para adentramos no campo da educação musical, com os trabalhos que falam dos saberes docentes dos professores de música e de professores de instrumento. A geração de dados se deu por meio de uma pesquisa documental e posteriormente por uma entrevista semiestruturada online, feita através da plataforma Google Meet. Os dados revelaram que as condições ambientais, as primeiras experiências de vida, os hábitos, as oportunidades, a resiliência, os aspectos motivacionais, o envolvimento emocional com o objeto de estudo, o esforço, a prática deliberada e o apoio externo, foram muito importantes na construção da expertise do entrevistado. Notou-se que durante a prática docente, o entrevistado aciona mais os conhecimentos do tipo tácito/verbal e de sociabilidade do que o esotérico e que o curso que deseje formar um bom professor de violino precisa oferecer mais disciplinas práticas do que teóricas em seu currículo. Também foi constatada uma hierarquia dos conhecimentos, em que o conhecimento esotérico sustenta o conhecimento tácito, e os dois juntos sustentam o conhecimento de sociabilidade do professor. |