Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Santos, Déborah Wanderley dos [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/180515
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Resumo: |
Este trabalho apresenta um panorama histórico do desenvolvimento dos meios de ensino de violino, buscando contextualizá-los historicamente e investigá-los por meio de abordagem de caráter interdisciplinar, que procurou suporte, entre outras áreas, na ciência da expertise. Dessa forma, objetivou-se contribuir para a discussão acerca de práticas de ensino atuais. No primeiro capítulo apresentamos metodologias de dois ospedali italianos – instituições precursoras ao conservatório onde ocorria a internação e educação da juventude em situação de vulnerabilidade social. No segundo capítulo, disserta-se sobre a ascensão da música instrumental nos séculos XVI e XVII, o surgimento de uma literatura voltada uma metodização progressiva do estudo do violino e o legado de mestres do Barroco como Arcangelo Corelli e Giuseppe Tartini. Discorre-se, então, sobre aspectos pedagógicos envolvidos no sistema mestre/aprendiz. No terceiro capítulo, investiga-se o advento do Conservatório de Paris e suas consequências para o ensino musical. O quarto e último capítulo tem enfoque na produção dos séculos XX e XXI, quando pedagogos como Leopold Auer, Otakar Sevcik, Carl Flesh, Ivan Galamian e Simon Fischer desenvolveram metodologias caracterizados por viés marcantemente analítico e cognitivista. Verificou-se, ao longo da história das práticas de ensino de violino, uma constante – e crescente – preocupação no que se relaciona à qualidade do estudo do instrumento. Concluiu-se que, independentemente da metodologia utilizada, práticas de ensino eficientes tendem a cultivar, no aluno, uma autonomia fundamentada na capacidade de auto melhoramento. O presente trabalho é voltado para instrumentistas e, de forma mais ampla, para todos aqueles que tenham interesse pela área de pedagogia da performance musical. |