Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
OLIVEIRA, Enderson Geraldo de Souza |
Orientador(a): |
COSTA, Antonio Maurício Dias da
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15777
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Resumo: |
Nesta dissertação busco discutir e compreender se os relatos atuais das experiências individuais e coletivas dos sujeitos, especialmente músicos, produtores e consumidores de rock em Belém do Pará comunicam algum tipo de relação entre determinado período cronológico (que vai de 1982 a 1993) das cenas musicais (Cf. Straw, 1991) e os circuitos (Cf. Magnani) e um possível “espírito de época” (Zeitgeist). Objetivando evidenciar estas relações, busquei observar e estabelecer um diálogo entre a memória dos sujeitos entrevistados, que vivenciaram aquele período, aos trânsitos específicos pela cidade bem como pela apropriação e atribuição de significado aos espaços e experiências. Indo além, o referido espírito de época não estaria “aprisionado” cronologicamente, mas também pode(ria) ser evocado atualmente através de lugares de fala que singularizam e tornam, retrospectivamente, a década de oitenta um período peculiar. Atento a isto, sei que este trabalho também se constitui em um elemento que colabora e se insere em tais construções, mais que linguísticas, ligadas às experiências dos sujeitos. Este trabalho dialoga com a Comunicação, com a Sociologia Compreensiva, com a História e com a Filosofia de modo bastante próximo, sem deixar de lado, obviamente a Antropologia. Deste modo, o principal para mim no desenvolvimento desta pesquisa foi justamente observar a relação de sujeitos, sua época, sociedade e mesmo temporalidade. Não objetivo apresentar a trajetória ou mesmo gênese do rock em Belém, tampouco esmiuçá-la, mas sim discutir as interrelações entre formação sócio-histórica e conteúdo memorialístico dos sujeitos sobre uma época em que a cena e o circuito musical rocker ganharam impulso. |