O feitiço caboclo de dona Onete: um olhar etnomusicológico sobre a trajetória do carimbó chamegado de Igarapé-Miri à Belém

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: MORAES, Patrich Depailler Ferreira lattes
Orientador(a): COHEN, Líliam Cristina Barros lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: Instituto de Ciências da Arte
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7423
Resumo: O presente trabalho tem como título - O feitiço caboclo de Dona Onete: um olhar Etnomusicológico sobre a trajetória do Carimbó Chamegado; de Igarapé-Miri a Belém, sendo o objeto de estudo a cantora, compositora, e historiadora Professora Ionete Gama, conhecida na música paraense como Dona Onete, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de “Carimbó Chamegado”. Nesse processo, que consiste em três fases de sua produção, analiso três composições: - A primeira construida no Municipio de Igarapé-Miri no Grupo Folclórico Canarana, no qual suas primeiras letras surgiram; - A Segunda, já na capital Belém, onde participou do Projeto Terruá Pará; - e a terceira, onde sua obra ganhou o caráter comercial por meio de seu 1º CD. Interessa investigar o Carimbó Chamegado de Dona Onete, a partir da análise de três composições, a luz da Etnomusicologia. Utilizo como referencial teórico os estudiosos da Etnomusicologia, entre eles destaco Blacking (1973) e Behague (1992), que são subsídios para compreender como se processa a criação musical dentro do Carimbó Chamegado, assim como Lévi-Strauss, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini discutindo identidade. Metodologicamente, realizei consultas a livros e documentos, composições, gravações, vídeos, bem como pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas com a compositora em questão, que me forneceu informações sobre sua participação no Projeto Terruá Pará e no CD Feitiço Caboclo, lançado em 2011, possibilitando a analise das composições, observando particularidades musicais de execução e de interpretação que estão sendo propostos nesse Carimbó.