Modos de subjetivação na experiência Queer: micropolíticas do corpo, do gênero e da sexualidade no filme Dzi Croquettes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Teófilo, Magno Cézar Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105858
Resumo: Nesta tese persigo as tramas do documentário brasileiro Dzi Croquettes com o objetivo de problematizar processos de subjetivação a partir da produção de micropolíticas de corpo, gênero e sexualidade no contexto da experiência teatral-contestatória desse filme. O percurso utilizado pelo documentário leva o teatro e os valores normativos do corpo, do gênero e da sexualidade para o cinema e transgride as arbitrariedades discursivas da biopolítica. Dessa forma, as imagens e sons cinegrafados expõem algumas estratégias produzidas pelo grupo que arguiu as moralidades do regime militar brasileiro nos anos 1970, bem como as relações sociais reguladas pelo modelo binário heterossexista e pela hetero/homossexualidade compulsória, que repercutem até hoje. A imersão nesse documentário ancorou-se nos aportes teóricos sobre o gênero nos estudos feministas de Judith Butler e nos estudos pós-estruturalistas foucaultianos sobre a sexualidade. Utilizo a etnografia de tela como método de pesquisa para analisar a noção de performatividade e o processo de (in)subordinação às hetero/normas exibidas em Dzi Croquettes. A análise encontra-se espraiada pelo texto inteiro devido à organização do caderno de campo e ao estilo do elemento empírico da pesquisa. Nela busco explicitar problematizações que apontam para uma proposta de escrita final desta tese. Finalizo na afirmação de que a experiência queer também é vista como uma viela para a afirmação da potência da vida - pela transformação, pela subversão e pelo que escapa aos territórios engessados sobre o corpo, o gênero e a sexualidade na Psicologia - a partir da perspectiva político-pedagógica de contestação presente em Dzi Croquettes. Palavras-chave: Micropolítica. Gênero. Corpo. Sexualidade. Performatividade. Cinema.