Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Melo, Venise Paschoal de |
Orientador(a): |
Menegazzo, Maria Adélia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466
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Resumo: |
Com a utilização de diferentes suportes e também com a utilização de recursos das tecnologias digitais, a arte contemporânea tem apresentado múltiplas formas de experimentações estéticas, que possibilitam a participação do público, garantindo uma obra cada vez mais interativa e colaborativa. A partir do conceito de arte contemporânea interativa, esta dissertação propõe a sistematização e a apresentação, como uma visão panorâmica, dos níveis de abertura da obra de arte participativa, no campo da literatura, do cinema e das artes plásticas. Como exemplificação, analisamos obras específicas de cada modalidade: Livro de Cabeceira, do diretor cinematográfico Peter Greenaway; Se um viajante em uma noite de inverno, romance do escritor Ítalo Calvino; e Osmose e Ephémère, obras de instalação artística e imersão virtual da artista Char Davies, para verificar as possibilidades de abertura e participação do leitor. |