Mais que um audiovisual : um encontro semiótico entre música e imagem no filme comercial mais que um carro da Peugeot

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Leme, Sirlene Covre
Orientador(a): Ghizzi, Eluiza Bortolotto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1831
Resumo: As campanhas publicitárias são constituídas por diversos tipos de mídia, que se classificam em impressas, eletrônicas sonoras (no caso do rádio) e eletrônicas audiovisuais (no caso da TV, do cinema e do vídeo), além das de internet, mídia que pode unir todas as anteriores e apresentá-las pelo meio digital. Estudos comprovam que estas mídias possuem elementos que atraem a atenção do cliente/público consumidor para a compra. No caso das mídias impressas seus atributos são visuais; no caso das mídias eletrônicas temos atributos sonoros, se considerarmos o rádio, e audiovisuais, se considerarmos a televisão, o cinema e o vídeo; os recursos audiovisuais também são predominantes na internet. Esta dissertação insere-se nesse contexto de campanhas publicitárias e mídias que fazem uso de recursos audiovisuais, ao se propor a fazer uma análise do filme publicitário comercial “Mais que um carro” da Peugeot, produzido pela agência Loducca; este filme foi veiculado nos meses de julho e agosto/2008 e possui 30 segundos de duração. O objetivo principal é investigar os elementos semióticos existentes nas 15 cenas e na assinatura do filme, em relação à imagem e à trilha sonora que compõem o mesmo, com a finalidade de observar se existe um sincronismo entre elas. A dissertação está dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo discorremos sobre publicidade e propaganda e sobre as mídias impressas (que incluem jornais, revistas, folders e mala direta, além de mídias exteriores, como o outdoor), eletrônicas sonoras (rádio com os spots e jingles), eletrônicas audiovisuais (cinema, TV e vídeo) e de internet. Este primeiro capítulo oferece suporte para a análise semiótica do filme supracitado, que se encontra no segundo capítulo dessa dissertação e toma como referencial metodológico a semiótica norte-americana, desenvolvida por Charles Sanders Peirce (1939-1914). Conceitos dessa semiótica foram desenvolvidos por Santaella em Semiótica Aplicada (2004) e o percurso de análise indicado pela autora nesse texto foi colocado em prática nesta dissertação. A análise dos elementos semióticos do audiovisual “Mais que um carro” da Peugeot apontou um encontro entre os significados da imagem e do som no filme, de tal modo a permitir mostrar que ambos ocorrem em sincronia. Com este estudo, além do aprofundamento dos nossos próprios conhecimentos sobre audiovisual e semiótica, pretendemos contribuir para os estudos de audiovisual pelo viés da semiótica, o que poderá estimular outros autores em pesquisas futuras.