O projeto ficcional de Moacyr Scliar nas obras Os vendilhões do Templo (2006), A mulher que escreveu a Bíblia (2007) e Manual da paixão solitária (2008)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Diniz, Lemuel de Faria
Orientador(a): Ferreira, João Cesário Leonel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2461
Resumo: O objetivo principal desta tese é investigar se no conjunto da produção literária do escritor Moacyr Scliar (1937-2011) os livros Os vendilhões do templo (2006), A mulher que escreveu a Bíblia (2007) e Manual da paixão solitária (2008) foram elaborados intencionalmente como uma trilogia, ou se, ao contrário disso, se essas obras foram construídas individualmente sem se pensar na constituição de uma tríade. Para tal, serão utilizadas entrevistas concedidas por Scliar na Folha de São Paulo, em livros publicados, no site do escritor e em pesquisas realizadas no Google. Essas entrevistas serão cotejadas com diversos estudos críticos sobre Scliar e também com depoimentos do próprio autor gaúcho a fim de se “testar” a veracidade das afirmações do escritor e se obter subsídios que levem a uma conclusão plausível. A metodologia também incluirá uma análise interna, que se efetivará na leitura crítica das três referidas obras, buscando na organização delas elementos que apontem para um projeto unificado ou não. Nessa parte da pesquisa se atentará para a relação estrutural entre os livros acima citados, por meio de um estudo do foco narrativo, dos cenários, das personagens, etc., buscando relações entre os romances. Os resultados da pesquisa demonstraram que a dessacralização é o traço que confere aos três livros a feição de uma trilogia. Nesse lastro dessacralizador, a presença e a atuação dos pássaros, as práticas sexuais “irregulares” e a crítica às religiões são recorrentes.