Uma leitura psicanalítica da oficina de música e de suas repercussões sobre o falasser

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Larissa Guazzi Arenales
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/77621
Resumo: Esta pesquisa se propõe a fazer uma leitura psicanalítica das oficinas de música, com foco no uso dos instrumentos de percussão. As oficinas foram realizadas em um hospital psiquiátrico público de Belo Horizonte - MG, o Instituto Raul Soares (IRS). Nosso recorte temporal foi um período de seis meses, sendo que a frequência dos encontros era semanal. Contamos com a participação de uma equipe diversificada de saúde mental e um músico, além da contribuição de residentes da psiquiatria e da residência multiprofissional em saúde mental. Observamos os efeitos do som e de suas ressonâncias na direção de tratamento das psicoses e também alguns de seus efeitos institucionais. Operamos a partir de um litoral entre psicanálise, psiquiatria, saúde mental e música. Exploramos alguns pontos que recortamos desses campos, tal qual a história da loucura e a superação da lógica manicomial que, no Brasil, teve ampla participação da psicanálise enquanto uma das vozes da Reforma Psiquiátrica. A experiência nos permitiu a partir do coletivo sustentar a clínica das oficinas como um modo de tratamento para o gozo. A interface com o ensino nos colocou questões a respeito do lugar da arte na prática em saúde mental no SUS, especialmente quanto aos seus possíveis efeitos de formação.