A medalha e seu reverso: fantástico e desfantasticização em contos de Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Aline Sobreira de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8Y3H2W
Resumo: Esta dissertação se dedica a estudar a produção de Machado de Assis no âmbito da literatura fantástica, identificando as suas principais linhas de força. Para isso, selecionamos onze contos do escritor carioca, os quais compreendem um vasto período de sua carreira: 'O país das quimeras' (1962); 'O anjo das donzelas' (1864); 'Uma excursão milagrosa' (1866); 'A vida eterna' (1870); 'O capitão Mendonça' (1870); 'Rui de Leão' (1872); 'Decadência de dois grandes homens' (1873); 'A chinela turca' (1875); 'Sem olhos' (1876); 'O imortal' (1882); e 'Entre santos' (1886). Inicialmente, traçamos os aspectos gerais da literatura fantástica, entendida, aqui, como uma manifestação literária inscrita no espaço e no tempo (Europa, entre fins do século XVIII e fins do século XIX) que mimetiza questões e tensões próprias de sua época. Em seguida, realizamos um breve panorama da produção de cunho fantástico no Brasil século XIX, observando sua escassa incidência no romantismo brasileiro e mapeando suas influências mais notáveis. Consagramos os dois capítulos seguintes às reflexões em torno do fantástico machadiano, levantando seus temas e imagens mais recorrentes (a viagem fantástica, o sonho, a figura deslocada do cientista, dentre outros) e seus traços mais relevantes - como o fato de, em geral, o fenômeno fantástico ser atribuído à ilusão ou ao sonho, não se estabelecendo no plano real nem sendo atribuído à loucura. Por fim, destacamos e analisamos alguns elementos dos contos fantásticos machadianos que desestabilizam a sólida estrutura da narrativa fantástica - desencadeando o que chamamos, aqui, de 'desfantasticização', o que enseja questionamentos acerca do fantástico, da obra machadiana e da literatura brasileira