La esquina es mi corazón: espacialidades performáticas nas crônicas de Pedro Lemebel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Juliana Helena Gomes Leal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZCN2H
Resumo: Pretendo investigar, nesta dissertação, de que maneira o trabalho artístico-literário realizado pleo escritor chileno Pedro Lemebel, em seu livro de crônicas La esquina es micorazón, desenvolve, a partir de uma perspectiva performático-espetacular, quatro diferentes espacialidades: a literária, a pública urbana, as concernentes à memória histórico-política e à memória do gênero. No primeiro capítulo, abordo as implicações do uso dessa espetaculariazação performática da escrita na configuração formal, conceitual e simbólica da obra em questão, bem como na relação interposta entre esse texto e a recpção. No segundo capítulo, reflito sobre a dinâmica funcional de alguns espaços públicos urbanos - cenários das crônicas analisadas - , a partir das constantes interferências, também performático-espetaculares, do desejo cidadão, em suas delimitações físicas e ideológicas. Finalmente, viso a uma releitura - a partir de alguns pressupostos da performance e de uma semiótica do espetáculo -, no terceiro capítulo, do tratamento comumente oferecido à cartografica da memória histórico-política e da memória do gênero. Na conclusão, retomo a relevância do estudo de todas essas questões teóricas no âmbito literário, sinalizando para o fato de que os usos de mecanismos subversivos e aparentemente antagônicos de representação formal e temática evem ser avaliados a partir da ótica da busca de uma subjetividade outra de expressão artística, e não como mero produto idelaizado de uma minoria social , sexual e política, para outra que comungue a mesma condição identitária.