Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDK |
Resumo: | O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira: a moderna canção popular e o pensamento republicano. Com esse intuito, foram utilizados os instrumentos metodológicos da história das idéias para analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da esquina e o contexto político no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando o resgate de certos princípios, idéias e valores próprios à esfera do interesse público como liberdade e amizade. |