As trapaças de Occam: montagem, palavra-valise e alegoria no "Catatau", de Paulo Leminski
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7DHF3S |
Resumo: | Trata-se de uma leitura crítica do romance-idéia 'Catatau', de Paulo Leminski, tendo por objetivos a identificação e registro das palavras-valise nele presentes, pedra angular do seu projeto, acompanhada de uma classificação dos seus diversificados processos de formação, com ênfase no método ideogrâmico de composição, a explicitação de seu caráter poético e de sua produtividade; o reconhecimento do princípio estético da montagem, que orienta a construção textual, como recurso artístico diferenciado, forma adequada de representação da moderna concepção de mundo; e a revelação, na perspectiva do conjunto da narrativa, dos seus vários significados gerais. A partir das concepções de implied author, de Wayne C. Both, de alegoria, compreendida no seu sentido retórico básico, realizou-se as análises de suas estruturas fundamentais de organização - olhar vertical - e, de suas diversas sugestões críticas, lingüísticas, políticas e culturais - um olhar horizontal, panorâmico. Procedeu-se à sua contextualização no cenário cultural brasileiro à época de sua publicação, seguida do levantamento de seus principais antecedentes nacionais e estrangeiros , bem como à demarcação da cosmovisão de seu autor , com destaque para os seus pontos de vista éticos e estético-literários. Além da leitura crítica do seu texto, compilou-se um Glossário das Palavras-valise contendo a identificação preliminar de 2.835 palavras, desdobradas em suas possíveis bases constitutivas. |