As mulheres de Chico Buarque: análise da complexidade discursiva de canções produzidas no período da ditadura militar
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/LHAM-6N6JBP |
Resumo: | Este trabalho identifica e analisa as marcas e estratégias discursivas utilizadas por Chico Buarque em canções produzidas no período da ditadura militar para burlar os censores e continuar conscientizando seu público. O ponto de partida é a hipótese de que as canções populares produzidas durante o Regime Militar veiculam um discurso específico de contestação e de mobilização. O suporte teórico-metodológico adotado é o Modelo de Análise Modular desenvolvido na Universidade de Genebra. Propomos, diante do objeto, da hipótese e do referencial teórico-metodológico escolhido, analisar as canções buarqueanas nos atendo às dimensões interacional, hierárquica e referencial, à organização elementar enunciativa e à organização complexa polifônica. A adoção desse percurso nos permitirá evidenciar o caráter sócio-histórico das canções e, além disso, detectar estratégias nelas utilizadas que visem a burlar a censura. |