"Pequenas, grandes, mínimas idéias": a construção da imagem do escritor nos diários de Lima Barreto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956L6U
Resumo: Esta dissertação pretende apresentar uma leitura do Diário íntimo e do Diário do hospício de Lima Barreto, tendo como objetivo a observação dos modos como a imagem do escritor se constrói nestes textos. Por ser um gênero ao mesmo tempo preso no presente e voltado para a posteridade, possuindo características formais que tornam difíceis a totalização e a mecanização das relações entre obra e vida, acreditamos que o diário de escritor é um gênero privilegiado para a observação deste tipo de construção. Buscamos conduzir nossa investigação em torno de dois conceitos-chave, o de deslocamento e o de phármakon. A partir da ideia de deslocamento podemos pensar tanto a construção da figura do escritor enquanto indivíduo excepcional e pertencente a uma pátria ou confraria exclusiva e estrangeira, à qual busca se dirigir em um deslocamento metafórico, quanto a própria circulação literal do escritor dentro de seu meio intelectual próximo, no qual toma posições e constrói relações. Pela ideia de phármakon buscamos pensar a representação da relação entre o escritor e a literatura, na qual a literatura muitas vezes se envolve de uma multiplicidade de significados, muitas vezes contraditórios. Nesse movimento, a atividade literária pode tornar-se ao mesmo tempo o que move a vida do escritor e o que causa sua morte, o que o cura e o que o envenena, projetando em sua imagem a ideia de uma relação ao mesmo tempo necessária, intensa e nociva com a escrita. A investigação da construção da imagem do escritor por meio desses deslocamentos e phármaka não só nos deixa vislumbrar uma série de tensões, como entre a aposta naconsagração imediata e a aposta na consagração póstuma, ou entre a imagem do escritor marginal e a imagem do escritor profissional, como também revela zonas de indiferenciação e vai-e-vem constante entre a biografia e a ficção, o escritor e a personagem.