Educação para a democracia: a contribuição da ética do discurso habermasiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Clovis Alves Caldas Filho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DH96
Resumo: A relevância, a consistência e o significado da obra de Habermas, podem ser indicados pelo desenvolvimento de uma teoria da sociedade própria, resultante da tradução empírica de uma intuição filosófica fundamental que consiste na força racionalizadora do entendimento comunicativo, objeto dentre outros trabalhos, de sua obra magna a Teoria do agir comunicativo. Esta idéia inicial ao longo do tempo persistiu determinando a ampliação de seu programa de pesquisa inicial, com o acréscimo de novos elementos. Neste projeto filosófico, envolvido em múltiplos debates e por vezes intensas polêmicas, o desenvolvimento conceitual implicou em algumas mudanças, sem contudo jamais alterar o propósito inabalável de defender um potencial de racionalidade comunicativa historicamente efetivo, contra todas as objeções e dúvidas que queiram intercalar-se. 1 Esta dissertação pretende ser uma leitura de Habermas contextualizada no horizonte do debate educacional onde a partir da Teoria do Agir Comunicativo explicitaremos as articulações da ética do discurso habermasiana com a educação, pensada em dois sentidos: num primeiro e mais amplo, pretendemos tratar das possibilidades ético-discursivas sobre a socialização, produção e reprodução cultural da sociedade; e, em sentido estrito, investigaremos as determinações ético-discursivas sobre os processos de escolarização e de formação da personalidade.