Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Ribeiro, Luan Alves dos Santos
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Orientador(a): |
Araújo, Paulo Afonso de
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Banca de defesa: |
Pagni, Elena
,
Toledo, Daniel da Silva
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Filosofia
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12033
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Resumo: |
A presente dissertação tem por objetivo investigar, com foco especial à obra Der Ursprung des Kunstwerks (A Origem da obra de Arte), a essência (Wesen) da obra de arte segundo o pensamento de Martin Heidegger. Para isso, adentramos no âmbito a partir do qual toda a sua indagação se insere, a saber, a questão do ser (Seinsfrage). Visamos evidenciar como o supracitado pensador aproxima o artístico da verdade concebendo, por sua vez, esta como um acontecimento fundado no comum-pertencer (Zusammengehörigkeit) entre ser e homem. A arte, por essa perspectiva, torna-se um caminho pelo desvelamento do ser. Um caminho sem chegada por onde se começa e se recomeça as vias históricas de um povo. Local (Ort) de perpétuo mistério que nos desperta para a rememoração (Andenken) do que nós, contemporâneos, tendemos comumente a nos esquecer: a superabundância mesma das vias por onde ser e Da-sein se apropriam e se expropriam num único evento. |