Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Machado, Rafael Siqueira
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Orientador(a): |
Pissolato, Elizabeth de Paula
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Banca de defesa: |
Santos, Raphael Bispo dos
,
Sarandy, Andréa Barbosa Osório
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6720
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Resumo: |
A presente dissertação pretende investigar as articulações que constituem a formação de tatuadores e a prática da tatuagem. A pesquisa acompanha a trajetória de três tatuadores em Juiz de Fora; Breno, Lígia e Sebá; abordando as relações que estes tecem entre si e com outros tatuadores, bem como a constituição processual de suas preferências e experiências enquanto elemento central da formação e especialização destes profissionais. Sobre a relação entre os tatuadores enfatiza, mais do que uma relação entre mestre e aprendiz, a influência de aspectos “éticos” no campo da tatuagem que orientam o posicionamento de (diversos) tatuadores no mundo contemporâneo. A pesquisa também traz algumas discussões acerca da tatuagem enquanto possível forma de expressão artística e as pressuposições e consequências sobre tal questão, tendo em vista o momento histórico da prática; além de explorar reflexões que contextualizam as perspectivas teórico-práticas sobre a importância da “criatividade” enquanto elemento e valor central no dia-a-dia destes tatuadores, destacando este fator não enquanto expoente de uma genialidade romântica e inerente a “natureza” dos sujeitos, mas como expressão de um trabalho coletivizado com outros tatuadores e clientes, juntamente com treinamento constante. A pesquisa toma por base uma etnografia desenvolvida em estúdios e eventos com participação destes tatuadores, destacando na prática os elementos articulados e mobilizados no fazer da tatuagem, os quais põem em relação clientes, materiais, máquinas, tintas, perspectivas e trajetórias ao longo do processo. |