Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Gomes, Laura Rosa
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Orientador(a): |
Musse, Christina Ferraz
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Banca de defesa: |
Neves, Teresa Cristina da Costa
,
Mazetti, Henrique Moreira
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8632
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objetivo analisar o fenômeno das fake news através do Sensacionalista, um jornal humorístico, fictício e autodenominado ―isento de verdade‖ nos processos de votação na Câmara de Deputados e no Senado Federal brasileiros em 2016 sobre o impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff. Para tanto contamos com os conceitos sobre humor e riso de Minois (2003), Bergson (1987), Freud (1980), Propp (1991) e Bakhtin (1987). Os elementos ironia, sátira e paródia, presentes nas notícias falsas recorrem às definições de Moisés (1978), Hutcheon (2000), Sant‗Anna (1999) e D‗Onófrio (1968). Já que se tratam de um ―subproduto‖ do jornalismo, as fake news baseiam-se nas características do jornalismo para distorcer os fatos reais. Sobre conceitos da imprensa brasileira, que constitui base e inspira as abordagens humorísticas, foram trazidos de: Traquina (2005), Sodré (2009), Lage (1998), Marques de Melo e Francisco de Assis (2016). O trabalho tem por metodologia a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977 e 2008) na investigação e classificação das notícias do Sensacionalista que envolvem o tema selecionado nas datas de ocorrência (17 de abril e 11 de maio de 2016), levando em consideração aspectos narrativos como personagens, local e noção temporal dos textos, elementos trazidos por Gancho (1991). |