O Vedāntasāra de Sadānanda (séc. XV): uma leitura hermenêutica sobre a doutrina do Advaita Vedānta
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00055 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14500 |
Resumo: | A tradição da Escola Vedānta, cuja a matriz filosófica são os Upaniṣads, possui uma vertente hermenêutica radicalmente fundada na noção de não-dualidade, essa vertente não-dualista se expressa por meio da Escola Advaita Vedānta. A tradição da Escola Advaita Vedānta possui uma linhagem de sucessão discipular (guruśiṣyaparamparā) composta por grandes filósofos, dos quais se destacam Śaṅkarācārya e Sureśvarācārya, seu discípulo dileto. Esses dois filósofos se destacaram por suas realizações dentro da tradição Advaita Vedānta, principalmente no que tange à produção textual, tendo ambos produzido comentários (bhāṣyas) sobre os Upaniṣads e alguns trabalhos independentes (prakaraṇas). Nesse sentido, a tradição do Advaita Vedānta é, de tempos em tempos, atualizada com novos trabalhos sobre a sua doutrina. Um dos principais trabalhos já realizados sobre a doutrina do Advaita Vedānta é a obra Vedāntasāra, composta por Sadānanda, um renomado vedantino do século XV. O Vedāntasāra é, fundamentalmente, uma síntese da filosofia vedantina, principalmente no que se refere à sua vertente não-dualista (advaita). Sendo assim, aqui nesta tese, conheceremos a doutrina do Advaita Vedānta, i.e., a sua essência, por meio de uma leitura hermenêutica da obra Vedāntasāra. |