A morte e o erotismo em Werner Schroeter: por uma mise-en-scène alegórica.
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00454 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13465 |
Resumo: | A partir da análise do filme A morte de Maria Malibran (1971) do cineasta alemão Werner Schroeter, a seguinte pesquisa irá buscar compreender como a linguagem cinematográfica pode encontrar no exercício da alegoria um elemento de produção de sentido e como elementos originários do teatro podem dar suporte a esta forma de fazer o cinema. A mise-en-scène utilizada por Schroeter para a produção de imagens alegóricas nos leva a uma investigação teórica a passar pela teoria estética, teatral e cinematográfica e, em síntese, este será o percurso teórico deste estudo. Estes estudos nos permitirão analisar o filme a partir de três operadores, são eles: as imagens alegóricas em seu processo de fragmentação, o efeito de distanciamento e o erotismo como relação estética. |