Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Patrícia Gomes de
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Orientador(a): |
Moreno, Patrícia Ferreira
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Banca de defesa: |
Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
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Ito, Tomyo Costa
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
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Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17954
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o filme Sharasōju (2003), da diretora contemporânea japonesa Naomi Kawase, por meio do processo de construção do roteiro de audiodescrição da obra. Este método de estudo se baseia na estreita relação entre a análise fílmica e a produção do roteiro de audiodescrição de um filme. Destaca o trabalho em duo de audiodescritores roteiristas (videntes) e consultores (profissionais audiodescritores com deficiência visual). Neste exercício de ampliação do acesso à linguagem cinematográfica, a mediação audiodescritiva expõe percursos narrativos e provoca uma experiência subjetiva para além do paradigma oculocêntrico. Esta pesquisa também reforça a representatividade feminina nas artes e expõe a identificação da pesquisadora com a cinematografia de Kawase. A escolha desafiadora de Sharasōju como objeto de análise é justificada pelo exercício de elaboração de novos conceitos, como o de um realismo fluidificado e para reafirmar a relevância da obra no panorama do cinema contemporâneo, especialmente como exemplo de cinema de fluxo. No campo das linguagens e da audiodescrição, tem como embasamento teórico: Flusser; Motta; Mayer; Snyder; Tavares; Menezes; dentre outros. No campo do cinema: Bordwell e Thompson; Elsaesser e Hagener; Maia e Mourão; Mello; Oliveira Jr.; Novielli; Maciel; Martin; Machado. |