(Re)ler Dante com a psicanálise: o axioma da Commedia e a repetição do número
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00032 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16661 |
Resumo: | O poema sacro medieval intitulado Commedia (1322), nos legou, em termos poéticos, uma obra de arte monumental, na qual alguns paradigmas foram incrustrados; um dos principais é o teológico-religioso acerca do futuro eterno da alma, após a morte do corpo mundano. O protagonista, que nos conta a viagem no além-mundo, é o poeta italiano Dante Alighieri, autor de várias obras poéticas e políticas, ao mesmo tempo em que é uma personagem emblemática da cultura italiana. São muitas as lendas e especulações sobre sua vida e sua obra, assim como muitas, as interpretações acerca de sua participação, como personagem principal e narrador, no poema. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar os conteúdos inconscientes presentes na Commedia, tendo como base hermenêutica a psicanálise freudiana. Um dos mais relevantes mecanismos psíquicos observados foi a condensação, em que conseguimos obter uma maior compreensão das cadeias associativas e dos símbolos mnêmicos derivativos do axioma final “l’amor che move il sole e le altre stelle”, com a qual também vislumbramos dois poemas inconscientes, advindos da reunião dos versos únicos do poema. |