O gênero cinematográfico commedia all\'italiana: uma proposta de estudo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Augusto, Celina Vivian Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-24102014-164441/
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão acerca do gênero cômico cinematográfico denominado commedia all\'italiana. Para essa pesquisa, primeiramente, acompanhamos a evolução do cinema cômico italiano desde seus primórdios até o fenômeno estudado. Na formação do cinema cômico, aludimos não só à importância da contribuição da vertente teatral - através da commedia dell\'arte - como também dos atores cômicos do primeiro cinema, do período conhecido como telefoni bianchi, de figuras como Totò, Carlo Ludovico Bragaglia e Mario Mattoli, além da fase denominada neorrealismo rosa. Desse modo, através do percurso anterior à commedia all\'italiana, procuramos estabelecer sua inserção na tradição cômica da Itália. Também foram considerados aspectos importantes do contexto históricosocial à época do surgimento e consolidação desse gênero cômico popular do cinema italiano. Procuramos resgatar as origens e fontes da commedia all\'italiana, focalizando as diferentes fases que a compuseram e as principais filmografias que a evidenciaram. Ainda nesse momento, traçamos seus percursos e suas particularidades, percorremos a trajetória de seu surgimento e focalizamos algumas de suas características intrínsecas. Trouxemos a discussão de três momentos emblemáticos na história do gênero ao trabalharmos com três obras fílmicas significativas de diretores e fases diversas, apresentando alguns dos aspectos presentes na commedia all\'italiana e ressaltando questões que se mostraram pertinentes na construção de um senso crítico nas obras desse gênero