Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
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Orientador(a): |
Queiroz, Álvaro João Magalhães de
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Banca de defesa: |
Collin, Luci Maria Dias
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Alvarenga, Nilson Assunção
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
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Resumo: |
Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo. |