Cristãos de São Tomé, um "outro cristianismo" na Índia: a teologia cristã-indiana e a liturgia vivencial da Igreja Católica Siro-Malabar
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00091 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14748 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo caracterizar a Igreja Católica Siro-Malabar a partir de seus elementos específicos, tanto através de suas particularidades cristológicas quanto pelo estudo de seu caminho teológico e de suas interações dialógicas com o catolicismo romano e com o hinduísmo, contrastando essa Igreja indiana com a Igreja Romana, com a qual está em comunhão, especialmente abordando a noção de advaita (não dualidade) encontrada nesse “outro cristianismo” da Índia, com especial enfoque em sua cristologia siríaca-indiana. Como ponto de equilíbrio interpretativo, foi utilizado o pensamento de Raimundo Panikkar como referência no tocante ao diálogo inter-religioso e, especialmente, na abordagem da dinâmica advaita, não dual, do cristianismo. O intuito é compreender melhor os pilares religiosos da Igreja Siro-Malabar e contrastar essa compreensão com o entendimento dos elementos católicos romanos, comparando elementos doutrinários e delineando o contexto religioso siro-malabar em sua tradição, sua contemporaneidade e sua ideia de catolicidade. Na vivencialidade quotidiana dos siro-malabares, estão presentes elementos litúrgicos, religiosos e filosóficos que extrapolam os templos. Sua vivência cristã e suas manifestações culturais demonstram que há “outro cristianismo”, na Índia, cujos integrantes percebem suas vidas como sendo iluminadas pelo Cristo, porém dentro de uma integralidade cosmológica e tendo como modelo de vida, de fé e de caráter moral o apóstolo São Tomé, de onde tiram inspiração para trilhar seu “Caminho de São Tomé” (Mar Thoma Margam). Como substrato para essa compreensão, foi realizada uma comparação entre a trajetória tomesina indiana, que nesta tese é chamada de “via tomesina”, com a trajetória percorrida com mais efetividade pelo cristianismo romano, chamada aqui de “via paulina”. A estrutura desta tese elenca as “veredas” percorridas pela Igreja SiroMalabar nos campos histórico, filosófico, cristológico e teológico, sendo que a cristologia siromalabar foi abordada em sua relação prosopônica com a realidade, ou seja, envolvendo a pluralidade e a alteridade contidas na ideia de prosopon, juntamente com a perspectiva do Cristo como um avatāra e a ideia de advaita (não dualidade), em um interlaçamento entre o humano e o divino. |