Elas compõem, elas cantam: uma pesquisa sobre a autoria feminina de samba
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00156 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13176 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado tem por objetivo refletir sobre o samba enquanto ferramenta de contestação do segregacionismo e da subordinação da mulher ao homem, os quais são estabelecidos pela sociedade patriarcal e androcêntrica brasileira. A partir da análise de canções de autoria das sambistas Dona Ivone Lara e Teresa Cristina, à luz do arcabouço teórico pesquisado, buscamos entender sobre o que a mulher compositora de samba escreve, como as letras de suas canções refletem acerca da mulher, da sociedade na qual ela está inserida e sobre como essa mulher vê a si mesma, seu corpo, suas relações, seus desejos e seus anseios |